Apresentação


Sutil, minimalista, apurado, instigante, intuitivo. Brasília Angularis é a minha terceira imersão visual sobre a cidade onde nasci e finquei raízes. A coletânea propõe uma nova dimensão para o olhar que se dispõe a paralisar as nuances mais inesperadas que a Capital do Brasil oferece incansavelmente.

O propósito de retratar a natureza e a arquitetura da cidade por ângulos diversificados em busca de originalidade, mesmo que isso não ocorra de fato, chegou pelas variantes que o próprio ambiente cria e recria com luz e sombras singulares. Todos os dias, tanto no local a ser retratado quanto nas ideias borbulhantes que correm em minha mente antes do registro, percebo algo inédito e inspirador a ser clicado.

Angularis decifra esses caminhos visuais que a Capital tem a oferecer, explorando a exuberante natureza do raro bioma Cerrado e os traços inquietos e inovadores das construções erguidas na capital, sejam eles pioneiros ou mais recentes, e não menos impactantes.

O que Brasília oferece ao olhar mais atento é tão especial que sugere incredulidade sobre a existência das arquiteturas e da natureza apresentadas. O livro Todas as Cores de Brasília, lançado em 2015, me provou isso. E-mails de todas as partes do mundo chegaram questionando se os edifícios eram reais e se havia recursos técnicos para dar o efeito tão colorido no céu da cidade. Quem não vive Brasília diariamente, nem sempre acredita que ela esbanja naturalmente tantos cenários estonteantes. Brasília é mestre em produzir Photoshops sem que haja qualquer intervenção humana nesse processo.

Angularis Brasília tem o mesmo objetivo das minhas duas obras visuais anteriores: revelar a cidade como ela realmente é. Beleza monumental cravada em meio a um bioma incomum. A minha cidade reflete um show de luzes e cores, ela paira na natureza encantada que enriquece de modo ímpar suas lindas construções. E eu sigo registrando o que fascina o meu olhar.

Edu Vergara

Galeria de Fotos

FOTOS EXPOSIÇÕES

Veja mais

Compre agora

Compre