Nosso júri é formado exclusivamente por pessoas de ponta na área artística (a principal) e técnica (fotografia). Isso abrange fotógrafos e pessoas ligadas à arte que trabalham em galerias no Brasil e exterior. Esse modelo de análise foi criado para dar confiança a quem não tinha como revelar o seu trabalho para um grande público apaixonado por fotografia e arte.
Outro detalhe importante é que utilizamos um Sistema de Gestão próprio que o usuário Curador ao utilizar o sistema para avaliar as fotos não tem acesso aos dados pessoais do fotógrafo podendo só visualizar as fotos e algumas informações como história, categoria, equipamento,… Isso garante total imparcialidade na decisão das fotos.
As curtidas, comentários e compartilhamentos nas fotos na página oficial do festival no Facebook ou outras redes sociais, bem como o site do BPS, ajudam o júri/curadores a interpretar o impacto, a qualidade e o apelo público das obras, mas a decisão final sobre a pontuação e premiação das fotos será exclusiva da organização do festival que, em última análise, poderá ser influenciada pela participação do público ou não.
Obs: As fotos com maior engajamento nas redes sociais que já estiverem na lista semifinalistas dos curadores poderão receber um upgrade na medalha conquistada. Já as fotos que não estiverem na lista dos curadores, mas que tiveram um excelente alcance nas redes sociais, terão uma segunda oportunidade entrando numa espécie de repescagem sendo avaliadas novamente pelos curadores. É bom lembrar que a definição final dos vencedores é sempre dos curadores e jurados.