Informações EXPO

Recorde de inscrições no Festival Internacional
de Fotografia Brasília Photo Show

Sucesso de um dos maiores festivais populares do planeta será celebrado com festa de quatro dias aberta ao público, na Cidade da Fotografia, em novembro, no Centro de Convenções

Fotografia é conexão. Imagens inscritas no 4o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show (BPS) revelam que mais do que eternizar o exato momento, o clique do século 21, seja ele feito de equipamentos profissionais, de máquinas amadoras ou de smartphones, constrói um elo entre pessoas, sonhos, experiências, um novo tempo. A edição 2018/2019 do BPS é um sucesso, bateu recorde de inscrições, recebendo 11.953 imagens de fotógrafos brasileiros e estrangeiros, 2.903 a mais do que o número de trabalhos inscritos na temporada passada.

Para brindar a evolução desse projeto, a festa que premia os vencedores ganha novas proporções. A entrega das estatuetas será apenas um dos eventos da Cidade da Fotografia Brasília Photo Expo, confirmadíssima para aportar no Centro de Convenções de Brasília, entre os dias 15 e 18 de novembro. “A Cidade da Fotografia promete ser o maior evento do segmento no País. Estamos planejando dias repletos de atividades não apenas para quem curte fotografar, mas para quem adora contemplar belas imagens e também interagir com fotógrafos”, assegura o fotógrafo Edu Vergara, idealizador e curador do Festival. “Nessa edição, assim como nas grandespremiações do cinema, o vencedor será revelado somente na hora da entrega da estatueta”, adianta. E as novidades não param por aí.

Serão quatro dias de exposições, experiências fotográficas, tour fotográfico, shows culturais, workshops e seminários temáticos com ícones da fotografia no Brasil, leitura de portfólios, feira de tecnologia de imagem, lançamento de livros, leilão foto social, um museu da fotografia, cenários para cliques e a grande festa de premiação com a entrega dos prêmios. A entrada será gratuita e a expectativa de público é de 40 mil pessoas. O projeto cria, na capital do País, um pólo de cultura diferenciado e marcante que movimentará não apenas os apaixonados pela fotografia, mas também os segmentos do turismo, o sociocultural e o da tecnologia. “Um dos diferenciais, inclusive, são as exposições de trabalhos de fotógrafos deficientes visuais e auditivos”, acrescenta. “O evento ocorrerá durante um feriado prolongado. Então, queremos fomentar o turismo em Brasília. É uma oportunidade para os brasilienses ficarem na cidade e para os turistas aportarem por aqui com mais uma opção de lazer, a Cidade da Fotografia”, sugere Vergara.

O objetivo, segundo o fotógrafo, é transformar o Festival Internacional de Fotografia Brasília Photo Show em patrimônio cultural da cidade para que todos possam se divertir e crescer com o evento. Considerado um dos maiores festivais populares do planeta, o BPS espera quebrar também o recorde de cerca de 20 milhões de views nas redes sociais alcançado na edição passada. A essência dessa proposta de uma fotografia sem amarras está na democratização da arte e da produção fotográfica. Qualquer pessoa com um smartphone na mão pode participar e votar na edição corrente do Festival. “A coletânea de fotos que formam o livro lançado no dia da premiação e o acervo das exposições no ano seguinte passam pelo crivo da curadoria do festival, mas é o público que acessa o perfil do BPS nas redes sociais que influi diretamente no apontamento dos vencedores”, revela Vergara.

Ele pondera que as novas tecnologias permitiram a fotografia acompanhar a rapidez do novo milênio. “Ela conecta, desperta e transporta. Para o Festival não interessa se quem fez o clique é profissional ou amador. O que importa é a emoção que a foto provoca, são as conexões que o clique pode proporcionar”, ressalta o curador.

Números do Festival

O Brasília Photo Show é considerado o maior festival de fotografia popular do Brasil. De 2015 a 2017, mais de 32 milhões de visitas à página oficial do festival no Facebook foram registradas. Mais de 20 mil fotos participantes foram postadas. O crescimento dos números tem mostrado o quanto o BPS tem conquistado fotógrafos do Brasil e também do exterior. Na primeira edição (2015), 5,4 mil fotos foram inscritas. O festival registrou mais de 5,2 milhões de views no Facebook. Na segunda edição, em 2016, 6,4 mil fotos inscritas e mais de 10 milhões de views na rede social. Em 2017, foram 9.050 fotos inscritas e cerca de 20 milhões de views. Numa única semana, foi registrado mais de 1,3 milhões de pessoas acompanhando o festival no Facebook. Em 2018, recebemos quase 12 mil inscrições e a expectativa de finalizarmos o ano com mais de 20 milhões de views.

SERVIÇO

Cidade da Fotografia Brasília Photo Show 2018/2019
Local: Centro de Convenções de Brasília
Data: Entre os dias 15 e 18 de novembro

    Apresentam
    Patrocínio
    Apoio

    Brasília Photo Show ®2018