Abrindo as dúvidas. Como é feito as escolhas das fotos? Avaliação técnica? Votação Popular?
Sempre é importante comentarmos esse assunto. As vencedoras nunca foram escolhidas por votação popular e número de curtidas. As redes sociais servem exclusivamente para dar visibilidade aos participantes dos festivais, um dos princípios desde 2015.
Nosso júri é formado exclusivamente por pessoas de ponta na área artística (a principal) e técnica (fotografia). Isso abrange fotógrafos e pessoas ligadas à arte que trabalham em galerias no Brasil e exterior. Esse modelo de análise foi criado para dar confiança a quem não tinha como revelar o seu trabalho para um grande público apaixonado por fotografia e arte.
Os avaliadores podem ver as informações do autor no momento da avaliação?
Não! A avaliação é feita às cegas. Utilizamos um Sistema de Gestão próprio que o usuário Curador ao utilizar o sistema para avaliar as fotos não tem acesso aos dados pessoais do fotógrafo, podendo só visualizar as fotos e algumas informações como história, categoria, equipamento,… Isso garante total imparcialidade na decisão das fotos. A decisão final sobre a pontuação e premiação das fotos sempre será exclusiva da organização do festival e não por votação popular. Prova disso é a grande participação de profissionais e apoio de instituições ligadas à fotografia. Inclusive é por isso que muitos participantes acabam ganhando mais de uma medalha numa mesma edição.
A técnica é muito importante na escolha das vencedoras?
A técnica é importante, mas não é só isso que é visualizado pelos curadores. O essencial é aquilo que a foto desperta em quem lhe dedica o olhar”, ou seja, a emoção e o sentimento que a foto transmite. O momento do clique, uma boa história da foto, algo difícil de replicado e muita criatividade. A fotografia é vista como arte!
Sou menor de idade. Posso participar?
O festival encontra-se aberto a todos os fotógrafos profissionais ou não, do Brasil ou do exterior, brasileiros ou estrangeiros. É permitida a participação de menores de 18 anos somente para participação com fotos gratuitas. O menor de idade também não poderá participar da categoria foto sensual. O BPS tem um prêmio exclusivo para os novos talentos entregando para o autor da melhor foto 2024, um Smartphone com câmera poderosa.
Ao participar, concorrerei a prêmios?
Sim, são dezenas de prêmios para os vencedores do BPS 2024. Veja nosso site: https://brasiliaphotoshow.com.br/premios2024/
Ao me inscrever no festival minha foto continua sendo minha? A propriedade é transferida para o Brasília Photo Show?
A propriedade sempre será do autor da obra e pelo o regulamento, ao inscrever sua fotografia no Festival, o participante, concede a empresa BPS Group Ltda, uma licença não exclusiva, irrevogável e ilimitada, para reproduzir, ampliar, publicar e/ou exibir a sua obra participante em qualquer mídia, eletrônica ou impressa, social, por prazo indeterminado, somente para fins institucionais e divulgação dos projetos da empresa Bps Holding Ltda, não podendo comercializar as fotos sem consentimento do fotógrafo, salvo nos livros impressos que tem o carácter institucional, podendo usar no Brasil ou em qualquer outro país, não podendo implicar qualquer ônus, autoral ou patrimonial para a BPS Holding Ltda
As fotos inscritas no Festival BPS serão comercializadas em banco de imagens?
As fotos participantes do Festival Brasília Photo Show, independente de serem vencedoras, em hipótese nenhuma serão utilizadas pela organização para alimentar banco de imagens sem a aprovação do participante e nem repassadas para parceiros comerciais, ficando o próprio participante responsável por comercializar suas fotos.
Participei da edição anterior, preciso fazer um novo cadastro?
Não precisa. Os seus dados já estarão na base de dados. No primeiro acesso será necessário validar algumas informações e responder umas perguntas rápidas.
Período de inscrições? Inscrições só pelo site?
As inscrições poderão ser feitas somente pelo site oficial do festival a partir de 25 de setembro de 2024 até 3 de novembro de 2024. Avaliação pública ficará no ar até 30 de dezembro de 2024 e curadoria técnica até 30 de novembro de 2024. Divulgação dos vencedores no evento de premiação podendo ser realizado de forma presencial ou virtual provavelmente dia 8 de fevereiro de 2025.
Meu e-mail mudou, como faço?
Envie um e-mail para [email protected] informando seus dados pessoais para que possamos fazer a atualização.
As inscrições são gratuitas? Quantas fotos posso inscrever?
Cada participante poderá inscrever até 02 (duas) fotografias originais/autorais gratuitamente. A partir da terceira foto, será necessário efetuar pagamento de R$25,00 (vinte e cinco reais) por cada fotografia inscrita, sendo no máximo 30 (trinta) fotos por participante.
Tenha alguma promoção para quem quer comprar uma quantidade maior de inscrições?
Sim, a cada 5 inscrições você ganha mais 2, mesmo que sua compra seja feita em vários momentos. O sistema vai somando e quando atingir 5 inscrições pagas, você ganha mais 2 inscrições.
Minha foto está marcada como pendente, o que faço agora?
Primeiro, será necessário verificar a pendência que pode ser uma foto com qualidade ruim, marca/texto na foto, falta de autorização. Depois é só providenciar o que foi solicitado no próprio sistema para que sua foto seja avaliada novamente. Importante ficar atento para evitar as pendências, já que esse processo acaba atrasando a postagem da foto.
Foto que contenha imagem de pessoa reconhecível, mas não tenho autorização, pode participar?
Pessoas reconhecíveis, a menos que possa demonstrar por escrito que essas pessoas concederam todas as autorizações necessárias para a utilização e publicação das fotografias pela Brasília Photo Show, organizadora do evento, sob os termos e condições da cessão de direito de uso de imagem. Você deverá enviar pelo próprio sistema na inscrição da foto.
Tenho uma autorização de uso de imagem fora do padrão exigido pelo BPS ou contrato de trabalho com o cliente, posso enviar esse documento?
Sim. De acordo com o item 2.5.9 do regulamento, para essas autorizações fora do padrão, será necessário enviar o contrato de trabalho ou autorização fora do padrão mencionadas na cláusula imediatamente anterior (2.5.8) junto o Termo de Responsabilidade assinado, sendo um para cada foto (informar o título da foto, tal como na inscrição). O Termo de Responsabilidade poderá ser obtido no site ou sistema de inscrição, e deverá ser encaminhado pela próprio sistema. Por meio do referido Termo, o participante declara que as autorizações de uso de imagem apresentadas abrangem todas as hipóteses de utilização das fotografias previstas neste regulamento, eximindo o Festival de qualquer responsabilidade relacionada a eventual insuficiência de autorização. A organização poderá ou não aceitar a documentação.
Fotos selfie?
Claro. Na edição 2024 as fotos Selfies estarão junto da categoria retratos de pessoas. Certifique que ela transmita ao público sentimento, emoção e muita criatividade. Na foto pode ou não aparecer o braço da pessoa ou o tripé. Pode participar qualquer equipamento. É necessário autorização de uso de imagem.
Minha foto é um autorretrato, será necessário enviar autorização de uso de imagem?
Temos um formulário específico para Autorretrato. Você precisará baixar o modelo disponível, preencher com os dados, imprimir, assinar, digitalizar e enviar pelo próprio sistema na inscrição da foto.
Tema é livre?
O tema é livre. Porém, no momento de inserir os detalhes das fotos, o participante deverá escolher uma das 20 (vinte) categorias temáticas. Caso não encontre uma mais adequada, temos a categoria randômica exatamente para fotos que não se enquadrem nas categorias temáticas.
Preciso inscrever minha foto em alguma categoria
O festival será dividido em categorias: as fotos deverão ser inscritas em uma das 20 (vinte) categorias com temas específicos. A organização do festival poderá, sem prévio aviso, incluir, alterar ou excluir uma categoria, mesmo que o festival já esteja aberto. Caso isso ocorra, as fotos inscritas poderão ser alocadas em outra categoria.
Participantes de fora do Brasil podem participar?
O festival Brasília Photo Show é um festival internacional e encontra-se aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores, do Brasil ou do Exterior, brasileiros ou estrangeiros, maiores de 18 anos. As duas primeiras fotos são gratuitas e podem ser inscritas até 30 fotos por pessoa.
Posso enviar foto feita com Drone?
Sim. Além de fotos feitas com Drone, o participante poderá enviar a fotografia feita com câmera digital convencional, Analógica, Celular ou até Tablet.
Fotógrafo amador, pode participar?
Claro! O BPS é um festival que recebe trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais de todas as partes do Brasil e do planeta. A técnica é importante, mas não é fundamental. O essencial é aquilo que a foto desperta em quem lhe dedica o olhar.
Fotógrafo profissional, pode participar?
Com certeza! Muitos fotógrafos profissionais de todo Brasil participam do festival.
Resolução e tamanho da foto?
A foto enviada pelo participante deve ser digital, ter no mínimo 300 KB e no máximo 10,0 MB com dimensão máxima de 5000×5000 px. A única extensão permitida é a JPG ou JPEG
Posso inscrever uma foto com marca d ‘água, data ou outro texto em cima da imagem?
Não. Assinaturas e nomes dos autores na imagem não são permitidos. A autoria da fotografia será sempre associada ao autor da obra é exposta de forma padronizada pela organização do festival, não sendo permitida a colocação do nome ou qualquer marca na imagem inscrita.
Posso inscrever uma foto preto e branca?
O tema é livre e podem participar do festival fotos coloridas, p/b,… Porém, dentre os vencedores das 20 categorias, serão selecionadas: a melhor foto câmera digital que ganhará uma estatueta com esta menção; a melhor foto feita com câmera de telefone celular que ganhará uma estatueta com esta menção e; a foto da capa do livro comemorativo da edição 2024 do Festival que ganhará uma estatueta com esta menção e; a melhor foto preto e branca ganhará uma estatueta com essa menção.
Todos os vencedores ganham de prêmio um livro?
Infelizmente não. De acordo com o regulamento, somente os primeiros colocados de cada uma das 20 (vinte) categorias, receberão um exemplar do livro Brasília Photo Show 2024.
Caso minha foto inscrita seja aprovada para postagem no Facebook, posso compartilhá-la com meus contatos?
Sim, claro. Diferente das outras edições que todas as fotos aprovadas eram postadas no FB, a partir dessa edição, a plataforma oficial de Opinião Pública será a BPS Members PIC. Todas as fotos aprovadas serão postadas para apreciação do grande público. Algumas fotos aprovadas que se destacarem na Plataforma BPS Members PIC ou na qualidade técnica na CURADORIA poderão ser postadas nas redes sociais do BPS como Facebook, Instagram e outras, desde que não violem as regras individuais das Plataformas.
Posso tratar uma foto no Photoshop ou outro programa de edição?
O participante poderá enviar a fotografia feita por câmera digital convencional, câmera de celular, drone ou tablet. Deve ser possível o rastreamento das informações da foto e do aparelho pelas quais foram registradas, especificamente no arquivo que será enviado ao festival. O tratamento fotográfico é permitido para acentuação ou diminuição de brilho, contraste e cor, e variação de matiz. As edições fotográficas com colorido artificial, montagens, sobreposições e efeitos especiais eletrônicos, devem ser inscritas na categoria específica que terá premiação própria: Foto Editada/Montagem. A organização do evento poderá realinhar a fotografia para a categoria mais apropriada para a foto inscrita pelo participante em qualquer categoria.
Tem novas categorias em 2024? Tivemos mudanças?
Sim, temos algumas mudanças. Em 2024 teremos 20 categorias, sendo que. Tivemos também fusões, Street View ficará separada da categoria arquitetura. A Categoria Selfie foi incorporada na retratos de pessoas.
Qual a diferença de fotos editadas para fotos com inteligência artificial?
Pequenos ajustes e filtros não são considerados IA. São ferramentas de leitura de luz utilizadas desde os tempos analógicos. As fotos enviadas para a categoria de Inteligência Artificial são aquelas onde a geração das imagens acontece a partir de uma descrição feita pelo autor a um programa especializado em desenvolver a ideia a partir de um banco de dados do próprio programa ou mesmo da internet. A inteligência artificial pode ser usada também para transformar a foto original em uma nova configuração de texturas, fundos e elementos adicionais como fumaça, vento, sol e atmosfera cinematográfica. A diferença entre a foto que utiliza IA e fotomontagem da categoria Editadas/montagem é que a fotomontagem é uma composição de imagens do autor ou de outras fontes, editadas pelo autor e não por uma outra inteligência. As fotos inscritas em outras categorias e que apresentem sinais de utilização de inteligência artificial, caso seja necessário, terão a solicitação da origem fotográfica por parte do BPS. Ou seja, o arquivo primário da foto de posse do autor para comprovação da veracidade da imagem e tipos de correções que sofreu para uma análise mais detalhada por parte do júri.
Edições simples são consideradas I.A?
Reenquadramento, cortes, ajustes de cor, contraste, brilho e filtros que não alterem a essência fotográfica, não são considerados inteligência artificial.
Posso inscrever em outro concurso uma foto participante ou vencedora deste festival?
Sem problema. O participante poderá inscrever sua fotografia em outros concursos mesmo já tendo participado do BPS. Porém, caso seja um vencedor de uma das edições do BPS, certifique-se que os regulamentos dos outros concursos não sejam conflitantes no que tange à cessão de direito de uso da foto. Ao inscrever a foto no festival BPS, a organização do festival entende que a cessão de direito à Brasília Photo Show está válida e autorizada pelo participante.
Posso participar do festival com uma foto que já tenha sido postada anteriormente em alguma rede social?
Você pode sim participar do festival com uma foto que já tenha sido postada anteriormente no Facebook, Instagram ou outras redes sociais.
Posso participar do festival com uma foto que já tenha sido enviada anteriormente em uma das edições do BPS? E se a foto participante foi vencedora em outra edição?
Você pode sim participar do festival com uma foto que já tenha participado. Alguns jurados são convidados e geralmente são diferentes em cada edição. Caso a foto tenha sido vencedora em outra edição, infelizmente não poderá inscrevê-la novamente.
Sou amador e terei que concorrer com os profissionais? Tem alguma categoria específica para amadores e profissionais?
Nosso festival trata a fotografia como ARTE e são vários os critérios analisados em uma foto pelos curadores. A técnica conta, mas a história do clique, emoção, momento e outros são analisados.
Já temos data do evento de premiação? Será presencial? Teremos exposição esse ano?
Provavelmente o evento premiação desta edição será presencial com transmissão ao vivo pelo Bps Channel em 8 de fevereiro de 2025 (data a confirmar), marcando a abertura da exposição no Museu de arte de Brasília que ficará até 31/05/2025.
Todas as 400 fotos entrarão no livro impresso da edição 2024?
De acordo com o item 1.3.12 do regulamento, nessa edição somente as 120 fotos medalhistas estarão no livro institucional. Porém, as 280 fotos ganhadoras das menções honrosas poderão estar no livro oficial, mas de forma personalizada como foto destacada no início do livro através de uma pré-venda em lotes a ser definido pela organização em breve.