Principais dúvidas

Sou menor de idade. Posso participar?

O festival encontra-se aberto a todos os fotógrafos profissionais ou não, do Brasil ou do exterior, brasileiros ou estrangeiros. É permitida a participação de menores de 18 anos somente para participação com fotos gratuitas. O menor de idade também não poderá participar da categoria foto sensual.

Participei da edição anterior, preciso fazer um novo cadastro?

Não precisa. Porém, no primeiro acesso, o sistema solicitará que seja confirmado os dados pessoais preenchidos anteriormente.

Período de inscrições? Inscrições só pelo site?

As inscrições poderão ser feitas somente pelo site oficial do festival a partir de 16/03 até 16/07.

As inscrições são gratuitas? Quantas fotos posso inscrever?

Cada participante poderá inscrever até 02 (duas) fotografias originais/autorais gratuitamente. A partir da terceira foto, será necessário efetuar pagamento R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por cada fotografia inscrita, sendo no máximo 12 (doze) fotos por participante.

Foto que contenha imagem de pessoa reconhecível, mas não tenho autorização, pode participar?

Pessoas reconhecíveis, a menos que possa demonstrar por escrito que essas pessoas concederam todas as autorizações necessárias para a utilização e publicação das fotografias pela Brasília Photo Show, organizadora do evento, sob os termos e condições da cessão de direito de uso de imagem, exceto para as fotos que concorram nas categorias jornalística/documental/street view; Enviar autorização para o e-mail: bsbphotoshow@gmail.com

Fotos self?

Claro. Porém certifique que ela transmita ao público sentimento e emoção. Tem uma categoria que inclusive valoriza esse tipo de foto, categoria melhor foto retrato de pessoas. Não esqueça de encaminhar autorização de uso de imagem devidamente preenchida e assinada logo após inscrição da foto para o e-mail autorizacao@brasiliaphotoshow.com.br.

Tema é livre?

O tema é livre. A técnica é importante, mas não é fundamental. O essencial é aquilo que a foto desperta em quem lhe dedica o olhar”,ou seja, a emoção e o sentimento que a foto transmite. Porém, no momento de inserir os detalhes das fotos, o participante deverá escolher uma das 16 (dezesseis) categorias.

Preciso inscrever minha foto em alguma categoria?

Sim. A partir de 2018, o festival será dividido em categorias: as fotos deverão ser inscritas em uma das 16 (dezesseis) categorias com temas específicos. A organização do festival poderá, sem prévio aviso, incluir, alterar ou excluir uma categoria, mesmo que o festival já esteja aberto. Caso isso ocorra, as fotos inscritas poderão ser alocadas em outra categoria.

Participantes de fora do Brasil podem participar?

O festival Brasília Photo Show encontra-se aberto a todos os fotógrafos profissionais ou amadores, do Brasil ou DO EXTERIOR, brasileiros ou ESTRANGEIROS, maiores de 18 anos. As duas primeiras fotos são gratuitas e podem ser inscritas até 12 fotos por pessoa.

Sou estrangeiro e gostaria de participar, mas não tenho CPF. Como faço?

Diferente do cadastro de um Brasileiro, para os estrangeiros alguns campos não estarão obrigatórios. É o caso do CPF. Assim que for colocado um país diferente do Brasil, o sistema entenderá que não é necessário um CPF.

Fotos de celular, drone ou tablet, podem participar?

O participante poderá enviar a fotografia feita por câmera digital convencional(digitalizada), câmera de celular, drone ou tablet.

Fotógrafo amador, pode participar?

Claro! O BPS é um festival que recebe trabalhos de fotógrafos amadores e profissionais de todas as partes do Brasil e do planeta. A técnica é importante, mas não é fundamental. O essencial é aquilo que a foto desperta em quem lhe dedica o olhar.

Fotógrafo profissional, pode participar?

Com certeza! Muitos fotógrafos profissionais de todo Brasil participam do festival.

Resolução e tamanho da foto?

A foto enviada pelo participante deve ser digital, ter no mínimo 300 KB e no máximo 15,0 MB com dimensão máxima de 6000×8000 px.

Posso inscrever uma foto com marca d´água, data ou outro texto em cima da imagem?

Não. Assinaturas e nomes dos autores na imagem não são permitidos. A autoria da fotografia será sempre associada ao autor da obra e exposta de forma padronizada pela organização do festival, não sendo permitida a colocação do nome ou qualquer marca na imagem inscrita.

Posso inscrever uma foto P/B?

O tema é livre e podem participar do festival fotos coloridas, p/b,… Porém, dentre as 16 fotografias vencedoras das estatuetas, serão selecionadas: a melhor foto câmera digital que ganhará uma estatueta com esta menção; a melhor foto feita com câmera de telefone celular que ganhará uma estatueta com esta menção e; a foto da capa do livro comemorativo da edição 2018 do Festival que ganhará uma estatueta com esta menção e; a melhor foto P/B ganhará uma estatueta com essa menção.

Posso tratar uma foto no Photoshop ou outro programa de edição?

O tratamento fotográfico é permitido para acentuação ou diminuição de brilho, contraste e cor, e variação de matiz em até 15%. As edições fotográficas com colorido artificial, montagens, sobreposições e aberrações cromáticas, devem ser inscritas na categoria específica que terá premiação própria: Foto Editada/Montagem.

Todos os vencedores ganham de prêmio um livro?

Infelizmente não. De acordo com o regulamento, cada um dos participantes primeiro e segundo colocado de cada uma das 16 (dezesseis) categorias, receberá prêmio adicional de uma edição do livro Brasília Photo Show 2018/19. Caso o participante tenha mais de uma foto vencedora na categoria Platinum, o mesmo só receberá um livro. Os livros serão entregues obrigatoriamente na festa de premiação (data a ser definida). Caso o participante não esteja na festa terá que pagar todos os custos de transporte. Depois do lançamento do livro, os participantes poderão adquirir as publicações pelo site do festival.

Caso minha foto inscrita seja aprovada para postagem no Facebook, posso compartilhá-la com meus contatos?

Sim. Na verdade você deve fazer isso. As curtidas, comentários e compartilhamentos nas fotos na página oficial do festival no Facebook ajudam o júri/curadores a interpretar o impacto, a qualidade e o apelo público das obras. No entanto, a decisão sobre a pontuação e premiação das fotos será exclusiva da organização do festival que, em última análise, poderá ser influenciada pela participação do público ou não.

Posso inscrever em outro concurso uma foto participante ou vencedora desse festival?

Sem problema. O participante poderá inscrever sua fotografia em outros concursos mesmo já tendo participado do BPS. Porém, caso seja um vencedor de uma das edições do BPS, certifique-se que os regulamentos dos outros concursos não sejam conflitantes no que tange à cessão de direito de uso da foto. Ao inscrever a foto no festival BPS, a organização do festival entende que a cessão de direito à Brasília Photo Show está válida e autorizada pelo participante.

Posso inscrever no festival BPS uma foto participante ou vencedora de outro concurso ou festival?

Sem problema. O participante poderá inscrever sua fotografia no BPS. Porém, certifique-se que os regulamentos dos outros concursos não sejam conflitantes no que tange à cessão de direito de uso da foto. Ao inscrever a foto no festival BPS, a organização do festival entende que a cessão de direito à Brasília Photo Show está válida e autorizada pelo participante.

Posso utilizar sistemas automáticos de ganho de curtidas, comentários e reações para o Facebook?

Não utilize sistemas automáticos de ganho de curtidas, comentários e reações para o Facebook com objetivo de “inflar” os números. Essa prática impede que a foto seja avaliada corretamente pela organização do Brasília Photo Show e por isso, prejudica de modo relevante e irreversível, o desempenho do próprio fotógrafo no festival. Mantenha o foco no seu trabalho e no seu talento. Tudo que vier daí é de verdade e lhe dará os melhores frutos.

Posso participar do festival com uma foto que já tenha sido postada anteriormente em alguma rede social?

Você pode sim participar do festival com uma foto que já tenha sido postada anteriormente no facebook, instagram ou outras redes sociais.

Apresentam
Patrocínio
Apoio

Brasília Photo Show ®2018