Sobre

O Brasília Photo Show é rebento de um livro que contava a história visual da capital do Brasil e que foi editado pelo fotógrafo Edu Vergara em 2013. Em suas andanças pelo mundo, Edu passou por Hollywood e pensou em criar um festival de fotografia que tivesse a força e despertasse tanta curiosidade popular quanto o Oscar.

No final de 2014, o Brasília Photo Show se transformou em um festival de fotografia lançado e gerido em rede social com participação de fotógrafos amadores e profissionais. Em abril de 2015, as primeiras inscrições/imagens produzidas com diversos tipos de câmeras – de celulares a equipamentos profissionais – começaram a chegar de todos os cantos do Brasil e do mundo. Depois de uma curadoria da equipe do BPS, os registros foram postados no Facebook para visualização, curtidas, comentários e compartilhamentos.

A primeira edição do festival alcançou números que fizeram do Brasília Photo Show um evento inédito. O maior festival de fotografia popular do Brasil não era mais apenas um sonho e alcançou mais de 5,2 mil inscrições, milhões de visualizações, curtidas e compartilhamentos. No final de 2015, uma festa realizada em um cinema de Brasília recebeu os participantes que chegaram de todos os estados e premiou centenas deles com câmeras, viagens e celulares. Os 306 registros vencedores foram publicados no livro Brasília Photo Show 2015/2016.

O grande volume e enorme repercussão dessa empreitada produziram um segundo rebento: a empresa Brasília Photo Show, cujo principal objetivo é administrar o festival, produzir as exposições dos trabalhos vencedores e publicar o livro do novo ciclo do evento. Em 2016, com uma estrutura física preparada e instalada, uma sociedade mais robusta e uma equipe técnica mais completa, o festival deu mais um salto em termos de participação de fotógrafos e de público no Facebook.

As inscrições cresceram 50% em relação à edição de 2015 e o público passou com folga os 10 milhões de views na rede social. A festa de premiação trouxe 250 espectadores impressionados e orgulhosos das suas conquistas, encantados com a força que o festival alcançou. Além das tradicionais câmeras, celulares, livros e créditos de viagens, o festival adicionou prêmios como a foto da capa do livro oficial e a entrega da estatueta Brasília Photo Show, o que motivou autores a produzir ainda mais. Muitos ganharam confiança para seguir carreira e já se destacam em suas regiões com o reconhecimento público de suas habilidades.

Em 2017, sucesso absoluto. Mais de 9 mil fotos inscritas, sendo 8600 habilitadas para postagem nas redes sociais. Record também nos acessos ao facebook, foram cerca de 20 milhões.

O prestígio do festival alcançou parceiros e marcas como o ParkShopping, Bancorbrás, Fnac, Eduk, Oba, Drogaria Brasil, Brasília Convention Bureau, JK Shopping, Terraço Shopping, Taguatinga Shopping, Brasília Shopping, agência Radiola, Cia de comédia os Melhores do Mundo e Sete Belos entre outros apoiadores e colaboradores. As parcerias possibilitam a continuidade desse projeto e incrementam o processo criativo, essência do Festival que já premiou, publicou nos livros e expôs em uma série de mostras 1100 fotografias.

Um novo ciclo, com o lançamento da edição 2018/2019 começa, novos desafios serão lançados e novas conquistas estão a caminho. Esse é o Brasília Photo Show.

Edu Vergara – Editor Geral

Apresentam
Patrocínio
Apoio

Brasília Photo Show ®2018